Nosso sócio Beto Vasconcelos foi entrevistado por Natuza Nery no podcast O Assunto, do G1, que foi ao ar ontem (16/1).
Na conversa, conversaram falaram sobre a defesa da democracia na prática, em especial, após a onda golpista ocorrida no último dia 8 de janeiro. Avaliaram a reação e potenciais ações da sociedade civil, dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, diante dos ministérios recém-empossados pelo novo governo federal.
Beto foi Secretário para Assuntos Jurídicos e Secretário Executivo na Presidência da República (2007-2013) e Secretário Nacional de Justiça (2015-2016). É professor no INSPER e também fundador da Rede Liberdade.
Na entrevista, Beto buscou avaliar o que pode ser feito pelos Poderes da República em favor da ordem democrática. Entre os pontos levantados, ele avaliou as respostas do Ministério da Justiça aos atos golpistas do dia 08/1, da recém-criada procuradoria especializada pela Advocacia Geral da União e de outros Ministérios.
Afirmou a necessidade de criação de Comissões da Verdade para apuração e registro histórico sobre os atos antidemocráticos e sobre a condução desastrosa da pandemia no país.
Também analisou o papel que uma Comissão Parlamentar de Inquérito e os riscos de alterações da legislação penal, sancionatória, em especial, sobre antiterrorismo.
E, por fim, avaliou a separação e o equilíbrio entre os Poderes, sob a perspectiva do protagonismo do Judiciário nos últimos anos.
Escute o podcast na íntegra: https://lnkd.in/dC26WfcV