Nosso sócio Beto Vasconcelos participou da reunião de instalação do Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, representando a Rede Liberdade, da qual é Presidente do Conselho e co-fundador.
O Observatório foi criado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi coordenado pelo Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho e terá como Secretária Executiva a advogada Lázara Carvalho. Conta com a participação de diversas entidades da sociedade civil, dentre elas, a Rede Liberdade, Repórteres Sem Fronteiras, Artigo 19, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. E também de órgãos e entidades públicos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, como o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, a Associação dos Juízes Federais (AJUFE) e a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB).
Além dos esforços para combater a violência contra jornalistas, o movimento busca promover o diálogo entre as instituições responsáveis pelo sistema de justiça e pela segurança pública.
Segundo Botelho, a participação de representantes de diferentes órgãos da Justiça permitirá que casos existentes sejam acompanhados de forma mais efetiva. “Em 2019, foram 208 ataques. Em 2020, o número dobrou para 428. E, em 2021, o número continuou crescendo”, pontuou o Secretário.