Nosso sócio Beto Vasconcelos publicou artigo no jornal O Globo intitulado “Pelos mortos de Covid”, no qual propõe a criação de uma Comissão da Verdade para apuração de fatos envolvendo a gestão da saúde pública e da pandemia no passado recente.
No texto ele destacou alguns estudos científicos que apontam para as vidas que poderiam ter sido salvas caso as autoridades públicas tivessem tomado medidas cabíveis à época, em especial, sobre prevenção e vacinação.
Em sua visão, caberia à Comissão “apurar fatos envolvendo a gestão da saúde pública e da pandemia, com o olhar sobre os povos indígenas e as populações em situação de vulnerabilidade”, mais fortemente atingidos pelas omissões e equívocos na gestão do enfrentamento da Covid-19.
Propôs ainda que a comissão seja “composta em diversidade e especialidades como saúde e gestão pública, assistência social, História e Direito”.
E concluiu dizendo que “ O Brasil é marcado por acordos cordiais e versões históricas distorcidas, que nos condenam à repetição de soluções institucionais violentas, equivocadas e omissas.
Sem verdade, memória e justiça não há como uma sociedade conhecer, superar e evitar novos capítulos de desumanismo, autoritarismo, negacionismo e luto. Precisamos fazer hoje, para que o ontem não seja nosso próximo amanhã.”
Leia o artigo na íntegra: https://oglobo.globo.com/opiniao/artigos/coluna/2023/02/pelos-mortos-de-covid.ghtm