Celebramos hoje, 6/9, o Dia Internacional de Ação Pela Igualdade da Mulher, data originada nos Estados Unidos em 1920, quando foi aprovada a 19ª Emenda da Constituição Americana, que dava às mulheres o direito ao voto. No Brasil, as mulheres passaram a ter esse direito apenas em 1932.
A data que marca a conscientização da necessidade da igualdade entre gêneros em nossa sociedade, também nos lembra que apesar das diversas lutas em prol dos direitos das mulheres, ainda há muito a ser conquistado.
No cenário mundial, o relatório de “Revisão dos Direitos das Mulheres, 25 anos depois de Pequim”, que faz um balanço da implementação do Plano de Igualdade de Gênero (firmado por diversos países em 1995 – Plataforma de Ação de Pequim), revelou que nenhum país ainda conquistou tal equidade. Segundo o “Relatório Global de Desigualdade de Gênero – 2023” do Fórum Econômico Mundial (FEM), para que a paridade de gênero seja alcançada, serão necessários aproximadamente 131 anos.
O estudo compara o estado atual e a evolução da igualdade de gênero em 146 países analisando quatro dimensões principais: participação econômica e oportunidade, nível de educação, saúde e sobrevivência, e empoderamento político.
Cientes de que ainda há muito o que transformar nesta direção, XVV celebra mais esta data reforçando seu compromisso com uma sociedade igualitária e respeitosa para todos.
Leia o relatório na íntegra: https://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR23_news_realease_PT.pdf