Em 10 de dezembro de 1948, foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), tornando a data um marco internacional sobre o tema.
A Declaração é o primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos humanos, que desde então, tem inspirado as constituições de Estados democráticos.
O dia de hoje tem como objetivo promover o diálogo e a luta por ações concretas dos Estados e da sociedade no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de todos, independentemente de cor, raça, credo, orientação política, sexual ou religiosa.
Apesar do Brasil ser signatário de diversos tratados internacionais de direitos humanos e ter promulgado uma Constituição Federal que os reconhece e garante como fundamentais, há um longo caminho até a garantia de acesso e efetiva implementação.
Ciente de sua responsabilidade social e da necessidade de ampliação de acesso qualificado aos direitos e à justiça, o XVV Advogados possui robusta prática em advocacia pro bono em litígios estratégicos, inclusive, perante os tribunais superiores, com ênfase na defesa de liberdades e direitos fundamentais.