No dia 9 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional contra a Corrupção, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2003, para fortalecer a cooperação internacional e fomentar a discussão sobre formas de prevenção, detecção e repressão ao ilícito no mundo todo.
Fenômeno social, político e econômico complexo, a corrupção é elemento de deterioração de instituições democráticas, e acaba por impor atraso ao desenvolvimento socioeconômico de uma nação.
No Brasil, a Lei Anticorrupção completou uma década este ano. Ela é responsável por significativas transformações no ambiente de negócios brasileiro, encorajando empresas a investirem em conformidade e prevenção da corrupção. A aplicação da lei ainda enfrenta desafios, como a sua regulamentação por estados e municípios, a segurança jurídica dos acordos de leniência e a necessidade de aprimoramento da cooperação, metodologia e legalidade na atuação dos órgãos públicos e engajamento do setor privado.
O XVV tem como prática a prestação de serviços relacionados a legislações de integridade e anticorrupção. Nossa atuação tem se consolidado na prestação de serviços de consultoria e prevenção, e também na defesa em processos ou negociação de acordos com o Poder Público. Participamos do primeiro acordo firmado em julgamento antecipado, futuro Termo de Compromisso, na CGU e também do primeiro acordo de leniência firmado pela Prefeitura de São Paulo.