O Dia Internacional da Democracia foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para recordar a assinatura da Declaração Universal da Democracia, aprovada em 1997.
A data é celebrada em 128 Estados que assinaram a Declaração Universal da Democracia, e visa promover os princípios que sustentam o sistema democrático ao redor do mundo, colocando-o como um valor universal onde a população tem o poder de determinar seus governantes, sistemas econômicos, culturais e sociais.
No Brasil, além de tantos outros atos preocupantes, os ataques aos três poderes da República, em 8 de janeiro deste ano, representaram um marco profundamente triste contra a democracia e o Estado Democrático de Direito em nossa história.
Cientes das muitas questões ainda não equacionadas do processo de democratização do nosso país, o XVV Advogados reitera seu compromisso ativo com o fortalecimento da democracia, do acesso aos direitos fundamentais e liberdades, do enfrentamento da desigualdade e da participação social na tomada de decisões e rumos do país.