O jornal O Globo entrevistou nosso sócio Luís Felipe Valerim sobre a recente decisão do Governo de São Paulo de suspender os reajustes dos pedágios das rodovias estaduais concedidas ao setor privado.
Para Valerim, a suspensão de reajustes contratualmente estabelecidos voltou a ser recorrente no país em diversos setores de infraestrutura devido aos altos índices inflacionários e ao contexto macroeconômico desfavorável. Contudo, esta é uma medida de curto prazo e que ensejará maiores custos aos próprios usuários das rodovias.
É importante que o governo estadual encontre soluções rápidas de consenso com as concessionárias de modo a assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. Caso contrário, tende a haver litígio com cenário desfavorável ao Estado de São Paulo, bem como uma sinalização negativa para o programa de concessões paulista.
Para ler a matéria completa, acesse: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/07/concessionarias-em-sp-ameacam-ir-a-justica-para-reajustar-pedagios-represados-por-garcia.ghtml